top of page

Educacional

 

Apresentação

​

A Escola Infantil Cícero Pereira oferece Educação Infantil de 02 (dois) e de 03 (três) anos de idade, integrada ao Sistema de Ensino do Distrito Federal. Ministra a Educação Infantil em regime de matrícula anual perfazendo no mínimo 200 dias letivos.  Suas turmas são organizadas por idade, da seguinte forma:
 

* Maternal I – crianças de 2 (dois) anos de idade ou a completar até 31 de março.

* Maternal II – crianças de 3 (três) anos de idade ou a completar até 31 de março.

 
O horário de funcionamento é integral:
Das 7h30min às 17h30min, de segunda a sexta-feira sendo:


* 1º turno (matutino): das 7h30min às 12h30min;

* 2º turno (vespertino): das 12h30min às 17h30min.


A Escola respalda-se na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB 9.394/96), Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI), Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), no Currículo em Movimento da Educação Básica – Educação Infantil, Orientações Pedagógicas para Instituições Conveniadas do Distrito Federal.

​

A Educação Infantil é um período em que a criança vive um processo de adaptação progressivo ao meio físico e social. Nesse momento, dá-se um rompimento da vida familiar da criança para iniciar-se uma nova experiência, a Escola. Ciente disso, a Escola Infantil Cícero Pereira promove o desenvolvimento saudável da criança, em todos os aspectos: biológico, sócio-afetivo e cognitivo. Proporciona um ambiente no qual as relações interpessoais positivas busquem uma abordagem integrada, enxergando a criança em sua plenitude, considerando-a pela identidade específica da faixa etária, com todos os direitos e beleza de suas singularidades, com respeito aos limites de sua capacidade, de seu ritmo e de seus desejos. 

​

      Acolhimento Inicial      

Entrada

Café da manhã

      Desenvolvimento Físico-Emocional     

Pátio interno

Parque

Arrastar, rolar, engatinhar, andar, correr, subir, equilibrar, saltar, cair, levantar, escorregar, lançar, pegar, chutar, entrar, sair, esconder...  Em um ambiente seguro e com brinquedos na medida de suas capacidades, as crianças encontram seus pontos de equilíbrio, coordenam e integram seus movimentos.         

Faz de conta nas salas das crianças

Faz de conta na sala do faz de conta

Expressar, descarregar e controlar as emoções.

Suprir as necessidades afetivas. Imaginar, criar. Adquirir autocontrole,
independência,  autonomia e estabelecer relações.

      Desenvolvimento Mental-Cognitivo     

Com suas necessidades básicas atendidas nos dois primeiros tempos,
pouco a pouco, o interesse, a atenção e a concentração nas atividades
pedagógicas do terceiro tempo vão aumentando.

“Quando uma criança conserva ou reencontra seu equilíbrio psico-afetivo, sua alegria de viver, seu dinamismo, seu desejo de afirmação, seu desejo de expressão e de comunicação, sua criatividade, sua curiosidade, as ‘aprendizagens escolares’ não apresentam mais problemas”

 

Lapierre e Aucouturier

​

bottom of page